quinta-feira, 29 de julho de 2010

Hum...



"Loucura e inocência são tão parecidas, que a diferença, embora essencial, mal se percebe."
(William Cowper)

3 comentários:

  1. queria saber sua opinião sobre esse assunto:
    a teoria da evolução diz que os seres vivos tiveram que evoluir para sobreviver. Imaginemos um macaco. Ele começa a se tornar mais inteligente, a andar meio em pé, e se torna uma nova espécie de macaco, só que mais desenvolvido. Mais pra frente, ele continua evoluíndo, e se torna outra espécie de macaco que anda totalmente de pé. Por fim, se torna mais inteligente e se torna um ser humano. Bem, por quê então os macacos primitivos ainda existem (sobreviveram) e suas formas mais evoluídas não existem? Não era para as formas evoluídas continuarem a existir?

    Outro problema que essa teoria não explica é nosso cérebro. Os cientistas sabem que não somos capazes de utilizar nem 2% de nossa capacidade. Por quê temos uma capacidade tão grande, sendo que não a usamos plenamente? o que vc acha? valeu!

    ResponderExcluir
  2. queria saber sua opinião numa dúvida que tenho, a teoria da evolução diz que os seres vivos tiveram que evoluir para sobreviver. Imaginemos um macaco. Ele começa a se tornar mais inteligente, a andar meio em pé, e se torna uma nova espécie de macaco, só que mais desenvolvido. Mais pra frente, ele continua evoluíndo, e se torna outra espécie de macaco que anda totalmente de pé. Por fim, se torna mais inteligente e se torna um ser humano. Bem, por quê então os macacos primitivos ainda existem (sobreviveram) e suas formas mais evoluídas não existem? Não era para as formas evoluídas continuarem a existir?

    Outro problema que essa teoria não explica é nosso cérebro. Os cientistas sabem que não somos capazes de utilizar nem 2% de nossa capacidade. Por quê temos uma capacidade tão grande, sendo que não a usamos plenamente?
    o que você acha? beijos, valeu

    ResponderExcluir
  3. Desculpe pela incrível demora em responder seus comentários. Deixei o blog abandonado devido às atividades da Universidade. Para responder a sua questão, é preciso entender primeiro o que é evolução. Evolução é, basicamente, a mudança na frequência das características de uma população entre gerações. Desse modo, vc pode ver que a evolução é a história de como as populações de organismos mudaram ao longo do tempo.

    Para ficar mais claro, suponha que duas populações da mesma espécie sofreram processos evolutivos diferentes, talvez por estarem em regiões diferentes e, portanto, isoladas entre si(chamamos isso de isolamento geaográfico). Em cada população, alguns indivíduos terão mais filhos que outros, e esses filhos herdarão as características dos pais (por isso, a evolução só age sobre características que são herdáveis geneticamente). Assim, ao longo das gerações, as características de cada população irão mudar. Agora, imagine um cenário onde essas duas populações se encontram. Se essas diferenças forem grandes o bastante para impedir os organismos das duas populações de copularem e gerarem descendentes férteis, dizemos que houve uma especiação (a formação de duas novas espécies).

    Veja que, na evolução, não há nada que indique qual das duas populações é superior ou "mais evoluída". A evolução gera apenas características novas, sem atribuir qualquer hierarquia a elas.

    As duas populações que derão origem a duas novas espécies descenderam de uma mesma espécie ancestral. Assim, nós dizemos que essas duas espécies compartilham um ancestral comum. Desse modo, as duas espécies são novas, e a espécie ancestral não existe mais.

    Agora, posso responder a sua questão, fazendo apenas algumas correções ao modo como ela foi estruturada: Por que os macacos primitivos ainda existem (sobreviveram) se suas formas ancestrais não existem mais? Por que os macacos e os humanos compartilham um ancestral comum. Assim, as populações que deram origem aos macacos e as populações que originaram os humanos sofreram processos evolutivos diferentes. Mas ambas as espécies são novas.

    Casa vc tenha mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.

    ResponderExcluir